Município de Interesse Turístico

O Que é MIT- Município De Interesse Turístico?

O MIT (Município de Interesse Turístico) é um certificado conferido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, aos municípios que atendem aos critérios estabelecidos pela Lei Complementar Estadual n.º 1.261/2015, tais como: Potencial Turístico, Conselho Municipal de Turismo ativo e atuante, Serviço Médico Emergencial, Infraestrutura Básica, Plano Diretor de Turismo e expressivos Atrativos Turísticos. 

O Que Muda Para O Município Sendo MIT?

Os municípios que possuem a certificação MIT recebem recursos anuais do Governo do Estado de São Paulo para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística (cerca de R$ 650.000,00/ano).

Além de um grande avanço, no reconhecimento dos potenciais turísticos do município, a certificação proporciona geração de emprego e renda, aumento da exploração do turismo regional, fomento ao comércio local e fortalecimento do desenvolvimento econômico e cultural do município.

Qual A Diferença Entre Estância Turística E MIT?

No passado, um município recebia o título de Estância simplesmente por indicação de um Deputado Estadual. Em 2015, após a promulgação da Lei Complementar n.º 1.261, que “Estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico”, as Estâncias foram automaticamente certificadas como Estâncias Turísticas (destino turístico consolidado), ficando dentro de um ranqueamento estadual e devendo obedecer vários critérios legais para continuar nesta condição.

A referida Lei criou o certificado de MIT – Município de Interesse Turístico para os municípios que atendem aos critérios estabelecidos, também colocando-os dentro de um ranqueamento estadual e devendo obedecer vários critérios legais para continuar classificados. Atualmente, a cada três anos é feita uma revisão dos certificados e as três Estâncias Turísticas com menor pontuação no ranqueamento são certificadas como MIT, e os três Municípios de Interesse Turístico com maior pontuação no ranqueamento são certificados como Estâncias Turísticas.

Plano Diretor de TurismosClique Aqui
Lei Complementar n.º 1.261 de 2015Clique Aqui
Projeto de Lei ALESP n.º 555, de 2017Clique Aqui
Lei n.º 1.870, de 9 de agosto de 2018, Institui o Plano Diretor de TurismoClique Aqui